APRESENTAÇÃO

O Curso

O Curso de Sistemas de Informação da FACOL foi autorizado pela Portaria MEC no 133 de 12 de Janeiro de 2004 publicada no DOU de 14 de janeiro de 2004, e reconhecido pela portaria nr. 220 de 01/11/2012,  no sistema seriado semestral, ofertando 150 vagas anuais, no período noturno. .

A implantação deste curso deu início a uma trajetória pioneira e inovadora da interiorização desta área, devido à necessidade de pessoal técnico qualificado para atender às diversas demandas causadas pelas mudanças tecnológicas experimentadas pela sociedade brasileira neste inicio de terceiro milênio. Este contexto exigiu, desde os seus primórdios, o estabelecimento de compromissos da Instituição envolvida nesse projeto de se oferecer uma formação atual, inovadora e voltada para o mercado de trabalho. Esta finalidade é que tem norteado a criação, o desenvolvimento e a expansão do Ensino Superior de Graduação na FACOL.

Atualmente, o curso que sofreu três melhorias em sua Matriz Curricular, apresenta uma matriz aprovada em consenso pelo NDE, demais professores e alunos visa à mudança do perfil do formando para a área de Engenharia de Software. Tais mudanças vieram para contemplar integralmente o Currículo de Referência da SBC. Saliente-se também que o novo perfil foi lembrado em reuniões da coordenação do curso com órgãos e empresas de Tecnologia da Informação.

Missão

Orientar, incentivar e acompanhar a formação profissional e cívica dos bacharéis em Sistemas de Informação, para que ingressem no mercado de trabalho com habilidades, competências e comprometimento suficientes para mostrar eficiência e eficácia na prática profissional.

 Visão

Ser um curso reconhecido pelo comprometimento, eficiência, competência e credibilidade educacional, fortalecendo o contexto sócio-político-cultural em grande dimensão.

Considerando as Diretrizes curriculares vigentes para os cursos na área de Computação e Informática, os princípios básicos , o perfil e os objetivos propostos, o currículo com carga horária total de 3.100 (três mil e cem) horas, o Curso de Sistemas de Informação da FACOL está assentado em uma proposta de formação estruturada em cinco grandes eixos, a saber:

  • Eixo de Formação Básica;
  • Eixo de Formação Tecnológica;
  • Eixo de Formação Complementar;
  • Eixo de Formação Humanística;
  • Eixo de Formação Suplementar.