Curso de Sistemas comemora Dia da Informática com Palestra sobre Arduino

No Dia 15 de Agosto de 1946, foi lançado o primeiro computador Eletrônico – ENIAC – para ser utilizado pelo exército americano durante a II Guerra Mundial. Este dia é tido como o dia Mundial da Informática. Em comemoração, o Curso de Sistemas de Informação a FACOL organizou com todos os seus períodos uma palestra sobre o Arduíno, no Teatro TABOCAS.

Ministrada pelos Senhores Leonilde Diógenes e Renyer Slauta, a palestra ainda contou com a participação dos alunos do Curso Sequencial de Design de Moda. Arduíno é uma plataforma de Prototipagem para a criação dos mais variados objetos iterativos. Baseado na Linguagem C/C++ é possível criar os mais diversos aplicativos. Durante a palestra, foi exibido, por exemplo, a possibilidade de criar roupas com placas arduínos costuradas com fio de prata. Estes placas funcionariam como sensores, capazes de detectar a temperatura ambiente, e, baseado nestas condições, arregaçar, por exemplo, as mangas da roupa.

Fisicamente, a placa é composta por um controlador, suporte para entrada/saída, interface serial (ou USB) através da qual é gravada na placa alguma codificação. Existem vários tipos e tamanhos de placas Arduíno, cada qual com sua funcionalidade.

Ao final da palestra, o Sr. Leonilde convidou o público presente para manejar algumas placas trazidas à palestra. Também, comunicou que em parceria com o Curso de Sistemas de Informação, estarão abrindo um mini-curso nos laboratórios da FACOL, aos sábados. Durante o mini-curso, além de noções básicas de eletrônica e prototipação, os alunos construirão alguns dispositivos simples com as placas que serão adquiridas pelo curso.