Microsoft dá os primeiros passos para uma versão web do Skype

A Microsoft irá em breve oferecer uma experiência de comunicação multi-plataforma para usuários a partir do conforto de seus browsers. Uma versão web do Skype parece agora inevitável, já que a Microsoft tomou os primeiros passos com a ferramenta de código aberto originada pelo Google: WebRTC (Comunicação web em Tempo Real). Para tanto, está sendo desenvolvida uma rica interface de usuário usando HTML5 e JavaScript.

O que é WebRTC? WebRTC é um quadro de sinalização de mídia de código aberto que foi criado pelo Google em maio de 2011. Em poucas palavras, WebRTC permite comunicação em tempo real, incluindo voz e vídeoconferência no navegador sem a necessidade de fazer download de qualquer plugin.

Segundo os relatórios do GigaOm, os padrões, as comunicações essenciais, um vídeo-plugin gratuito e áudio em HTML5 serão usados nos futuros navegadores baseados em versões do Skype. O novo aplicativo motivou a contratação de mais profissionais e é chamado por ora de “Skype for Browsers” (ou Skype para Navegadores).

Há a suspeita de que este aplicativo permitiria, no futuro, ter um app com visual baseado no Windows 8. Para isso, basta que o tal app funcione bem no Internet Explorer 10, futura versão do navegador que estará no sistema operacional da empresa.

Este é um grande passo para o Skype. Não só por facilitar a comunicação através de vídeoconferências no navegador sem a necessidade de nenhum plugin, mas também poderia levar o Skype a outro patamar, tornando-se compatível com a próxima geração de voz doGoogle Talk e outros serviços de vídeoconferência.

A Microsoft está atualmente à procura de quatro pessoas que trabalham na integração WebRTC em escritórios em Londres e em Palo Alto, EUA. Todas elas incluem a seguinte frase: “Você vai impactar (centenas de) milhões, e nos ajudar a chegar a bilhões”.