Fotojornalista troca câmera por iPhone 4S para registrar Olimpíadas

Fazer a cobertura de uma edição de Jogos Olímpicos pode ser a realização de um sonho para boa parte dos jornalistas. E, normalmente, é preciso usar o seu melhor equipamento para fazer bonito nas Olimpíadas – especialmente se você for um fotógrafo. No entanto, Dan Chung está provando que nem sempre há a necessidade de câmeras enormes e lentes pesadas para clicar momentos marcantes de uma competição esportiva: ele está fotografando os Jogos deste ano, em Londres, com um iPhone 4S.

Funcionário do jornal inglês The Guardian, ele está utilizando o acessório Schneider Lens, que permite a inclusão de lentes no smartphone e também binóculos da Canon para auxiliar na hora de fotografar eventos que estão muito distantes de suas lentes. Há também, como todo bom fotógrafo, um programa de edição de imagens por trás do processo, o já conhecido Snapseed, bastante famoso e elogiado na App Store.

Os resultados são impressionantes. O “photoblog” olímpico de Chung é um dos grandes sucessos da cobertura olímpica do diário, com mais de duas mil curtidas no Facebook. Ele já registrou diversos esportes, como natação, ciclismo, ginástica, vôlei, a cerimônia de abertura… E até mesmo o dia a dia de Londres durante a competição, com imagens do público no metrô e do lado de fora das instalações esportivas.